Enquanto juntamos retalhinhos...ouvimos doces melodias...

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"O tempo, de vento em vento, desmanchou o penteado arrumadinho de várias certezas que eu tinha, e algumas vezes descabelou completamente a minha alma. Mesmo que isso tenha me assustado muito aqui e ali, no somatório de tudo, foi graça, alívio e abertura. A gente não precisa de certezas estáticas. A gente precisa é aprender a manha de saber se reinventar. De se tornar manhã novíssima depois de cada longa noite escura. De duvidar até acreditar com o coração isento das crenças alheias. A gente precisa é saber criar espaço, não importa o tamanho dos apertos. A gente precisa é de um olhar fresco, que não envelhece, apesar de tudo o que já viu. É de um amor que não enruga, apesar das memórias todas na pele da alma. A gente precisa é deixar de ser sobrevivente para, finalmente, viver. A gente precisa mesmo é aprender a ser feliz a partir do único lugar onde a felicidade pode começar, florir, esparramar seus ramos, compartilhar seus frutos..."


(Ana Jácomo)

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

De vez em quando, eu encontro pelo caminho um desafio mal resolvido no passado. Vestido de outro jeito, outro cenário, outro fundo musical, geralmente, mas a essência é a mesma, eu o reconheço pelo cheiro. Frente a frente, de novo, a pergunta que me faz é clara e objetiva: eu saberei fazer diferente desta vez? A resposta depende apenas do quanto, de verdade, eu consegui aprender na vez anterior.

Se as experiências difíceis não nos sensibilizam o suficiente para extrairmos algum aprendizado delas, podem virar apenas dor acumulada, raiva que não escoa, medo que paralisa, onda amarrada. Quando um antigo desafio reaparece é a chance para percebermos o quanto já avançamos desde o nosso último encontro ou o quanto, sem notar, ainda não saímos do lugar onde já nos prendemos com ele.

Se não saímos, é bem capaz de repetirmos a resposta, com todas as suas consequências, até a próxima oportunidade de pergunta. Porque o tal desafio volta, costuma voltar, várias vezes, até conseguirmos liberar um ao outro.

(Ana Jácomo)

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lembra-te de Deus para que não olvides a tua alma no labirinto das sombras.


O Criador vive e palpita na Criação que o reflete.


Quando estiveres ferido pelas farpas do sofrimento, lembra-te de Deus que, em muitas ocasiões, socorre a terra seca, por intermédio de nuvens tempestuosas.


Quando te sentires revoltado ante as misérias do mundo, lembra-te de Deus, cuja majestade permanece incorruptível, no próprio fruto podre, através da semente pura em que a planta se renovará exuberante e vitoriosa.


Lembra-te de Deus e aprende a não julgar com os olhos físicos, que apenas assinalam na Terra ligeiras nuances da verdade.


Tudo nos infinitos domínios do Infinito Universo transformação incessante para a glória do bem.


Em razão disso, o mal sempre efêmero nevoeiro na exaltação da eterna paz, e toda sombra, por mais dilatada no espaço e no tempo, não passa de expressão transitória no jogo das aparências.


Não reproves, assim, o solo estéril pela carência que patenteia e nem condenes a víscera cadavérica pelo bafio que exala, porque, amanhã, a Bondade de Deus pode reunir um e outro, com eles edificando um berçário de lírios.


Não te antecipes à Justiça do Pai Celeste quando fores incomodado, porque o Pai Celeste sabe distribuir o pão e a corrigenda com os filhos que lhe constituem o patrimônio de excelso amor.


Ainda mesmo diante do inferno que nós criamos na consciência com os nossos erros deliberados, ei-lo, bondoso, a expressar-se com o seu Divino Devotamento, transformando-o em lixívia que nos sane as mazelas da alma.


Trabalha, ajudando sempre, na certeza de que Deus sustenta a vida, para que a vida se aprimore.


Assim sendo, no princípio de cada dia ou no começo de cada tarefa nova, faze da oração a nota inicial de teu passo primeiro, para que te não falte a inspiração do Céu em toda a medida justa.


Quando fatigado, seja Deus teu descanso.


Quando aflito, seja Deus teu consolo.


Quando supostamente derrotado, seja Deus teu arrimo.


Quando em desalento, seja Deus tua fé.


Ergue, diariamente, um templo vivo de amor a Deus em teu espírito e rende-lhe preito incessante, através do serviço ao próximo, nas lutas de cada hora.


Em todos os lances de nossa peregrinação para os cimos, lembremo-nos de Deus para que não estejamos esquecidos de nós.


(Pelo Espírito Meimei - Do livro: Vozes do Grande Além, médium: Francisco Cândido Xavier)
De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre recomeçando...
A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto devemos fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...


(Fernando Sabino)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

"Quem dera eu aprendesse a viver cada dia como se fosse o último. O último pra esquecer tolices. O último para ignorar o que, no fim das contas, não tem a menor importância. O último para rir até o coração dançar. O último para chorar toda dor que não transbordou e virou nódoa no tecido da vida. O último para deixar o coração aprontar todas as artes que quiser. O último para ser útil em toda circunstância que me for possível. O último para não deixar o tempo escoar inutilmente entre os dedos das horas."


(Ana Jácomo)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Qual é o tempo da delicadeza? Existe tempo para a delicadeza? O que é delicadeza? Predicativo de comportamento?... _ é dureza! Delicado é o céu com todas as suas nuvens branquinhas, seu azul oscilante e vasto, delicadas são as promessas do céu. Delicadas são as estrelas que reinam sem fazer barulho. Optaram por brilhar, silenciosamente. Como as flores, absolutamente delicadas. Delicada é a água. Genorosa como toda delicadeza deve ser. Delicados são os rios que se fazem caminho. É o mar, mesmo em seus dias de bravio. É a chuva, que lava e leva e limpa e acalma. Delicada é a paz. O silêncio. A música de Debussy. A poesia de Helena Kolody. Delicadas são as mãos dos delicados. Gente rara. Gente em extinção. Ou não... A alegria é delicada, embora haja muita delicada nas tristezas dos corações. A vida é tão delicada... Basta um escorregão para saber. Felicidade é uma coisa muito delicada. Não há facilidades na delicadeza. Ela é natural, mas para existir, há que "domar um leão por dia". Não matar, porque delicadeza só faz nascer. Da delicadeza vive o amor, a amizade, a beleza, a natureza, o homem, a mulher e esse mundo tão frio. Há delicadeza por toda parte, porquê ela é soprada por Deus, mas a gente tem que ter olhos e mente delicadas para não sucumbir à brutalidade da luta pelo existir. Delicada é sombra do melhor de nós mesmos que nem sempre consegue se unir, se unir à força, ao orgulho, à determinação, delicado é dar de cara ao VALE TUDO da vida, e ver que até ele pergunta: vale tudo mesmo?... o que vale essa vida sem a delicadeza do vosso ser?...
(Be Lins)
Uma ótima semana para todos!!!

sábado, 25 de agosto de 2012

"Não ache que você consegue me entender 
com meia hora de prosa.
Sou tal qual moringa d’água. 
Simples à primeira vista, como uma boa cerâmica,
mas quem me vê assim, só querendo matar a sede, só de
passagem, não faz idéia da trajetória do meu barro, 
nem das tantas
vezes que desejei mudar o meu destino."
(Solange Maia,blog:Eucaliptos na Janela)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Honestamente, não sei o que acontece com algumas pessoas. Hoje em dia os valores estão tão deturpados, tudo tão trocado e errado que sinto medo. Quase um pavor.
Está faltando bom senso. E um pouco de solidariedade. Há algum tempo, o pai de uma amiga sofreu um acidente de carro. Ele morreu carbonizado. Muita gente falou do caso, pois ele tinha dinheiro e dirigia um Porsche. Vale salientar que ele era um cara do bem. Logo após o acidente, pessoas com cocô de pombo na cabeça começaram a mandar fotos por email do sujeito carbonizado. Pra quê? Acho uma crueldade sem tamanho. Além disso, uma escritora que se acha dona da verdade comentou numa rede social que “tinham que erguer uma estátua para o maluco do Porsche”. Me envolvi em uma discussão com a moça, pois perguntei se ela falaria essas coisas se o cara fosse o pai dela.
É fácil apontar o dedo e julgar e falar bobagens boca afora quando não é a família da gente. Eu não entendo de que forma essas pessoas foram criadas, que tipo de educação receberam e qual o conceito que têm de respeito. Também não sei o que realmente consideram engraçado.
Desculpa, eu não vejo graça em compartilhar uma imagem do Homem-Aranha no Facebook com a seguinte frase “desculpe, mas não deixei ninguém morrer na estréia do meu filme”. Esse tipo de “humor” não me faz rir, só me faz ter pena (e excluir) quem compartilha coisas assim. Aconteceu uma tragédia nos Estados Unidos. O presidente Obama se reuniu com os familiares das vítimas. Isso é notícia no mundo inteiro. Não vejo graça fazer piada com morte e doença.
Quando um ator famoso teve câncer muita gente fazia piadinha. Gente, o que é isso? Qual a graça em ter câncer? O pai de vocês já teve? E a mãe? Vocês já acompanharam de perto como sofre uma pessoa com essa doença? O que vocês têm no coração? Me choco, de verdade. Não sou beata nem santa. E quem quiser pode me chamar de quadrada, mas não dou risada dessas coisas, não. Fico é triste e com vergonha do ser humano.(Clarissa Correa)
Gente eu adoro os textos delas,acho de uma franqueza...e realistas.Adoro este texto e concordo plenamente com cada palavra,eu também fico encabulada com a falta de respeito,com a falta de educação e bom senso das pessoas hoje em dia.Está faltando mesmo,não um pouco,mas muita,muita...solidariedade.Queria um mundo mais bonito e mais justo.Se tem uma coisa que me deixa triste é isto...ver como as pessoas estão ficando feias!
Que eu consiga ser quem eu sou e bata palmas no final!
Mesmo que eu escorregue em mim e puxe a
cortina antes do espetáculo acabar.
Quem vai dizer que não era essa a melhor parte do show?"

(Matha Medeiros)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Quero levar, como lembranças, todas as coisas simples que eu considero
essenciais: amores, risos, beijos, abraços, alegrias, realizações, palavras
e aquele sentimento de que não vivemos e sim desfrutamos a vida.
É pra DESFRUTAR, não existe pressa"
(Fernanda Mello)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

"Falta um canto pra se esconder. Eu tenho querido tanto me esconder, só por uns dias, pra ver se me refaço e volto inteira e se perguntares o que foi que quebrou ou que parte de mim perdi, já adianto: não sei. "

(Maria Fernanda Probst)
 

"Que apesar da dor, não te esqueças o quão gigante é seu interior e que de tamanha luz é regada todos os dias pelo anjo que te cuida e te protege. Sem que você perceba, baixinho em teu ouvido ele faz uma prece.

Que a aflição não impeça sua vista de enxergar o Sol que há dentro de ti. Que você saiba abraçar a dor e saia caminhando com ela, de mãos dadas. Aceite-a, compreenda-a e juntas vocês poderão fazer uma nova canção, mais bonita, cheia de esperança e vida. Porque essa, por mais que seja algumas vezes doída, sempre continua. 

E da caixinha de surpresas que o Universo te manda todos os dias, sei que ainda vai encontrar deliciosas alegrias, recheadas de encanto e magia pra te fazer sorrir. E eu desejo que o vento envolva tua alma em mansa quietude e que você jamais esqueça que ainda pode alçar os mais belos voos.

Que apesar da dor, você possa pintar a vida com harmonia, paz e amor. "

(Meire Oliveira)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

"Pra findar a conversa, eu sou essa garota de amor completo, de vontade escancarada, de poucos acertos, muitas loucuras, endereço certo, vida incerta. Tomei a decisão de colaborar com a minha história e tentar fazer bonito mesmo errando; porque a minha vida é a única coisa que me pertence ninguém tem a responsabilidade de vivê-la para mim, a não ser eu. "

(Ita Portugal)
" É exatamente disso de que a vida é feita, de MOMENTOS. Momentos que TEMOS que passar, sendo bons ou ruins, para o nosso próprio aprendizado. Nunca esquecendo do mais importante: Nada nessa vida é por acaso. Absolutamente nada. Por isso, temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível. A vida nem sempre segue nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser."

(Chico Xavier)
Vamos lá menina...anda com fé,que a fé não costuma falhar.Ótima terça para todos!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Abra o coração. Estique o sorriso. Caminhe de mãos dadas. Enrole os braços em alguém. Coloque o coração pra perdoar. Diga palavras felizes ao acordar. Chore toda mágoa. Chore o mar inteiro. Balance uma criança.
Quando se pensa no futuro portas devem ser abertas por dentro, ficar brilhante. Hoje não é dia de arrumar as memórias. Hoje é o dia de começar de novo. Sonhar de novo."

(Vanessa Leonardi)
....Hoje estou tentando ter um pouquinho de esperança,de abrir a porta para um novo começo,de acreditar...acreditar que as coisas podem melhorar,embora tem aquela voz lá no fundo que insiste em dizer:-Não acredite,não vai dar certo!!!Tem dias que a gente quer ter esperança,mas a esperança parece distante!Mas, eu não desisto e não desisti já é meio caminho andado.
"Uma ótima semana para todos.Vamos começar a semana com fé...fé que tudo dará certo!!!"

domingo, 19 de agosto de 2012

"Na minha vontade cabe um jardim.
Uma casa toda branca
com janelas azul.

Uma roseira no quintal
e um girassol na porta de entrada.
Cabe um amor limpinho morando dentro dela.
Cabe eu e minha história,
bordada de afinidades,
amor e leveza."

[Cris Carvalho]


Aqui no meu retalhinhos de mim,vou tentar falar um pouquinho de mim,do que eu gosto,de quem gosto e principalmente das coisas que não gosto e que acredito que poderiam ser diferente,porque eu ainda acredito em um mundo mais bonito,mais justo.