Enquanto juntamos retalhinhos...ouvimos doces melodias...

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Uma parte de mim
Uma parte de mim está onde tu estás, é a brisa que te cumprimenta quando sais pela manha, essa brisa que te sopra devagar e faz mais leves e mais livres os teus passos.
Uma parte de mim é a luz paciente do sorriso que ofereces aos que sofrem, aos que esperam, mas sobretudo aos que interrogam, aos que nunca desistem de procurar, àqueles que não disfarçam a fome de saber.
Uma parte de mim é o decidido caminho que tomas quando tens de escolher entre vários, e a tua intuição é, nesse momento, talvez a coisa mais importante que há no mundo.
Uma parte de mim é o teu profundo olhar sobre o pequeno mapa da grandeza humana, a mais rápida forma de medir a distância das estrelas no limitado universo de cada um de nós.
Uma parte de mim é a tua sombra, essa estreitíssima sombra que voa nas asas jovens do arroz, onde o desejo continua a escrever doridas cartas de amor para uma alma líquida que flutua, ferida, sobre as tuas colinas interiores.
Uma parte de mim é o lobo que roçaga as tuas pernas, que te acompanha e te protege, mas que não vês, não sentes, não sabes, e não tens consciência sequer de o ignorar.
Uma parte de mim é uma parte de ti, uma sede longínqua, longa, repleta do que a cada um de nós apetece, do que cada um de nós necessita, do que a cada um de nós pertence, essa sede que faz mais justos os teus gestos e mais demorados os teus beijos.
Uma parte de mim acorda quando tu partes e deita-se quando tu chegas, é o anjo que tem o sorriso franco dos mais pobres e a alegria dos sinos que acordam as raízes da infância.
Uma parte de mim é a canção que tu cantas nas longas caminhadas junto ao mar, a erva indefesa que tu pisas, a dor que sentes por ter acordado uma vez mais num tempo injusto, o pensamento branco que diriges até Deus.
Uma parte de mim é tudo o que rejeitas, tudo o que te fere, tudo o que te queima, tudo o que te é insuportável. Tudo o que ainda não é capaz de merecer-te.

Joaquim Pessoa,

*
in O Poeta Enamorado

Nenhum comentário:

Postar um comentário